Dicas de Leitura

Leituras para unir arte e história

Aleijadinho fez fama e foi uma referência no Barroco brasileiro. Por isso, vale a leitura da obra Crianças Famosas: Aleijadinho, de Carla Caruso. Antônio Francisco Lisboa viveu sua infância cercado pela escravidão, pelo gosto pela arquitetura e pelos santos que tanto observava nos oratórios de sua cidade. Este livro apresenta um pouco da infância de Aleijadinho, o maior expoente da arte colonial no Brasil.

aleijadinho

A segunda indicação é o livro Recife – cidade das pontes, dos carnavais e dos poetas, Lenice Gomes e Hugo Monteiro Filho, ilustrado por Tati Móes. Recife nasceu no século XVI, época em que o Brasil era colônia de Portugal. Foi batizada com o nome Vila de Ribeiro do Mar dos Arrecifes. A palavra “arrecife” vem do árabe arrasíf e quer dizer “calçada, caminho pavimentado, linha de escolho”. Por ser cortada por vários rios, ficou conhecida como a cidade das pontes e, por abrigar poetas e danças, tornou-se capital cultural. Recife, cidade das pontes, dos carnavais e dos poetas envolverá o leitor na fascinante história da terra de Manuel Bandeira.

recife

Por fim, a dica é a publicação A Ponte, de Heinz Janisch. O rio e a ponte que o atravessa guardam muitas histórias. Certo dia, um urso e um gigante topam um com o outro no meio da longa e estreita ponte. Nenhum deles aceita recuar, nenhum quer arredar o pé, mas não podem passar ao mesmo tempo. Como será que os grandalhões chegarão aos seus respectivos destinos?

a_ponte

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5207 ms: Connection timed out