Curiosidades

Literatura de Cordel: o poema do nordestino

Quer conhecer um pouco da cultura de um povo? Se entregue a literatura do local. É através dela que você vai descobrir os costumes, a forma de falar, de pensar e agir de um certo local. Então, se você quiser entrar no universo do povo nordestino, você não pode deixar de ler a literatura de cordel. Ela é um tipo de poema popular, apresentado de forma oral e impressa em folhetos. Esses folhetos são geralmente vendidos pendurados em cordas, daí a origem do nome dessa literatura.

A literatura de cordel é bastante popular no Brasil, principalmente no nordeste e chegou até aqui com os colonizadores portugueses. Sua origem nos faz retornar aos trovadores da Idade Média, aproximadamente Século XVI, eles usavam versos para contar as notícias da época, de forma cômica.

As temáticas desses folhetos giram em torno de casos do cotidiano, como política, futebol, além de episódios históricos, lendas e temas religiosos. O mais curioso é que essa literatura tem uma métrica própria, ou seja, possuem um conjunto das regras que formam a medida, o ritmo e a organização de um verso, da estrofe e do poema como um todo, justamente para dar uma entonação adequada.

Conheça a estrutura dos versos de uma história de cordel:

Quadra: estrofe de quatro versos.
Sextilha: estrofe de seis versos.
Septilha: é a mais rara, pois é composta por sete versos.
Oitava: estrofe de oito versos.
Quadrão: os três primeiros versos rimam entre si; o quarto com o oitavo, e o quinto, o sexto e o sétimo também entre si.
Décima: estrofe de dez versos.
Martelo: estrofes formadas por decassílabos (comuns em desafios e versos heróicos).

Os autores de histórias em cordel são chamados de cordelistas. E desde 07 de setembro de 1988 que eles se uniram e fundaram a Associação Brasileira de Literatura de Cordel. O principal objetivo é preservar essa parte da cultura literária de nosso país, que é tão rica.

3 Comentários

  1. Geraldo Valério
    Postado em 11 de junho de 2015 às 12:12

    Bom dia VAREJÃO DO ESTUDANTE, inicialmente gostaria de lhe parabenizar pelo texto postado em defesa da Literatura de Cordel,eu sou um fazedor e dizedor de poesias, admirador e defensor da cultura popular na sua originalidade, sou autor de mais de 80 título de folhetos de cordéis, e fico bastante gratificado em vê esta nobre empresa mostrando um belo texto em cordel.
    Senhores: eu faço sua história, datas comemorativas,como aniversários formaturas em cordel e animo seu arriá com voz, violão/viola, percussão e acordeon.Um forte abraço!

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 13:53

      Geraldo, que bom que você gostou do nosso texto. E pode contar sempre com a gente na divulgação das tradições literárias. Adoramos literatura de cordel.

  2. Marcel
    Postado em 20 de setembro de 2017 às 21:22

    Exelemte

Postar um comentário

*
*