Dicas de Leitura

Livros da Peirópolis para todas as idades

layout_facebook_150303_4

Já que estamos celebrando os 20 anos da Peirópolis, nada mais justo do que mostrar para vocês um pouquinho do trabalho dessa editora. Por isso, esta semana as nossas sugestões de livro terão a assinatura deles.

298193-gg

Para começar, a nossa dica é O pequeno livro, e Marcelo Cipis. Nesta obra, o autor produz uma releitura de personagens que percorre desde clássicos da literatura a tipos sociais, imaginados ou reinventados. Das palavras e ilustrações do autor surgem situações fantásticas, fazendo emergir um universo único no qual a realidade não é mais como nós sempre a vimos, mas sim um mundo novo, criado pela imaginação de Marcelo Cipis.

574012-gg

Já o livro O céu, a terra e a vírgula, de Francisco Marques (também conhecido como Chico dos Bonecos), tem onze histórias inspiradas em contos tradicionais. Depois de se debruçar durante os últimos cinco anos sobre a obra de Comênio (1592) e Chesterton (1874-1936), o autor reencontrou Grimm, Perrault, La Fontaine, em busca do espírito, da trama dos contos de fada, para reconta-los situando-os aqui mesmo, em Conceição do Rio Verde, no sul de Minas Gerais. Como costuma fazer, Chico dos Bonecos brinda o leitor com um paratexto enriquecedor sobre a origem de cada história e especialmente sobre Chesterton, filósofo e grande contador de histórias que descobriu aquilo que todo mundo sabia, mas que é sempre necessário lembrar: “Os contos de fadas me revelaram que a vida é, ao mesmo tempo, uma preciosidade e um enigma.”

260318-gg

Por fim, a nossa última sugestão desta semana é o livro Flagrantes do tempo – Poema-reportagem na Pauliceia, de Luciana Tonelli. A obra é um livro de poemas que têm como eixo a vivência do tempo no espaço urbano contemporâneo. Na primeira parte, que leva o mesmo título do livro, a cidade de São Paulo surge como cenário de vários percursos recortados por duas séries: “O livro de horas do metrô” e “Cenas urbanas”. A segunda parte, “Pretérito imperfeito”, traz uma seleção de poemas de outros tempos e intensidades: “Poemas de ausência” são de Flagrantes do poço (coleção Poesia Orbital, 1997); “Poemas habitados” abrigam personagens femininas deslocadas, bordelines, excessivas; e “Poemas devires” é o tempo passando pela escrita. Nos intervalos, dois “poemanifestos”: o “Poemanifesto-evocação da voz ancestral” e o “Poemanifesto dos afetos”.

Postar um comentário

*
*