Dicas de Leitura

Livros e leituras para ler, entender e fazer poesia

Um dos nossos textos desta semana fala sobre poema e poesia. E por isso, indicaremos leituras gostosas e fáceis para a garotada se iniciar no mundo da poesia e seus fabulosos autores. Por isso, a primeira sugestão é a obra Poemas sapecas, rimas traquinas, de Almir Correia, ilustrado por Regina Miranda. O livro traz uma coletânea de poemas. Sapecas e traquinas, ternos e emocionados, eles divertem e encantam o leitor que se deixa tocar pela magia da poesia. O eu lírico mostra-se bastante sintonizado com o modo de ser infantil, capaz de irreverências e traquinagens, tanto quanto de ternura espontânea, sonho e curiosidade.

rimas

E, para começar a ler autores renomados, nossa dica é o Vinicius Menino, de Vinícius de Moraes, que reúne doze textos seus em verso e prosa, alguns recolhidos de livros do autor, alguns inéditos. Neles, Vinicius fala principalmente de sua infância e juventude. Movido pela memória, e pela sensibilidade de um poeta que já foi menino, ele escreve sobre a casa de sua mãe, a casa de seus avós, sobre seus parentes e amigos, sobre os banhos de mar, as brincadeiras, os desafios e as aventuras.

menino

Fala sobre os bichos – galinha, vaca, boi, pomba, formiga, mosquito… Brinca de dicionário, procurando palavras e escrevendo sobre elas. Com ilustrações coloridas de Marcelo Cipis e projeto gráfico de Raul Loureiro e Cláudia Warrak – que assinam todo o novo projeto da coleção Vinicius de Moraes -, Vinicius menino traz um retrato inédito de um dos maiores nomes da literatura brasileira.

meireles

Por último, nossa dica é o livro da coleção Crianças Famosas – Cecília Meirelles, de Carla Caruso. A publicação conta fatos da infância da poetisa Cecília Meireles às crianças, para que elas conheçam um pouco mais sobre a artista e possam identificar similaridades ou diferenças com suas próprias personalidades. Sucesso absoluto do mercado editorial brasileiro, o texto ágil e as ilustrações de extremo bom gosto já cativaram milhares de leitores no Brasil e no mundo.

Postar um comentário

*
*