Dicas

Livros paradidáticos: por que devem ser adotados pelas escolas?

Os livros paradidáticos são tão importantes quanto os livros didáticos. Eles são peças fundamentais na formação do estudante do ensino fundamental e médio. A adoção desse tipo de literatura ganhou força nos anos de 1990, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que estabeleceu os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e orientou para a abordagem de temas transversais relacionados ao desenvolvimento da cidadania.

Dessa forma, abriu-se espaço para o aumento da produção de obras para serem utilizadas em sala de aula, abordando temas como ética, pluralidade cultural, saúde e comportamento, por exemplo. Hoje vamos trazer quatro pontos para destacar a importância da escola adotar esses livros. São eles:

 

  • Benefícios do livro paradidático

 

Com os livros paradidáticos os professores têm a oportunidade de desenvolver trabalhos voltados a valores, como respeito, igualdade, honestidade, ecologia, poluição, entre outros. O objetivo é trabalhar temas relevantes de forma lúdica. Se o professor der muita ênfase aos valores morais da história, a atividade pode se tornar cansativa para os alunos e isso pode fazer eles se distanciar dos livros. E o objetivo é ao contrário: fazer dos livros paradidáticos a porta de entrada para a literatura. 

 

  • Sala de aula mais divertida

 

Existem inúmeras formas da aula ser lúdica e divertida ao adotar um livro paradidático. Quando a turma de uma história, a sala de aula se torna um instrumento para um trabalho educativo de qualidade, desenvolvendo valores éticos e morais nos alunos, trazendo discussões acerca de fatos que acontecem no nosso cotidiano, fazendo com que repensem suas atitudes com os colegas, professores e família.

 

  • Como a escola escolhe os paradidáticos

 

Quando os professores e coordenação pedagógica escolhem os materiais de apoio eles levam em consideração a proposta pedagógica da escola, além de verificar se os temas estão alinhados aos conteúdos programáticos a serem abordados durante o ano. A adequação à faixa etária e realidade escolar também é observada, visto que são fatores determinantes para elaboração de uma boa estratégia educacional.

 

  • Influência na formação de um novo leitor 

 

Como os livros paradidáticos são inseridos dentro da sala de aula de forma leve e divertida, os alunos começam a ler com prazer. E é através dessa leitura que é possível desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário, aprender linguagens diferenciadas, entre outros benefícios.

Se você gostou de saber mais sobre os livros paradidáticos e sobre a importância dele para o desenvolvimento do seu filho, confira também o nosso post sobre A importância dos livros paradidáticos. 

Postar um comentário

*
*