Dicas

A importância dos livros paradidáticos

Tem coisa melhor do que aprender lendo e se divertindo? Pois é, essa é a função dos livros paradidáticos. Eles estão sempre presentes nas listas de materiais escolares. E o que é isso? São livros tão importantes quantos os didáticos, eficientes, pedagógicos e lúdicos. São os livros presentes nas listas escolares que não são os de português, matemática, história, etc. Quem nunca leu na infância livros como a coleção “Para Gostar de Ler” ou a “Vaga-Lume”?

Os livros paradidáticos sempre foram importantes na educação. Eles complementam o ensino da redação, do português, a interpretação de texto e até a escrever melhor. Eles ganharam ainda mais destaque a partir dos anos 1990, com a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A LDB abriu espaço para o crescimento da produção de obras para serem lidas e utilizadas em sala de aula. E as temáticas são as mais diversas, desde cidadania, saúde, cultura, consumo, ética, entre outros assuntos.

É através do paradidáticos que, quem foi ou ainda é estudante, teve acesso aos grandes escritores da literatura brasileira. Este tipo de livro diverte e complementa a fixação de diversos temas. Existem livros paradidáticos para cada etapa da escolaridade e nível de compreensão.

As histórias dos livros paradidáticos não são apenas entretenimento. Elas possuem, antes de mais nada, funções pedagógicas. Elas visam educar os estudantes em paralelo aos didáticos. Suas histórias levam os jovens à reflexão e a desenvolver os valores éticos e morais da sociedade como amizade, respeito, honestidade, meio ambiente, etc. Por isso, é importante recomendar a leitura e levar a discussão e promover a interpretação em sala de aula.

Estimular o uso dos livros paradidáticos tem a função de despertar o prazer da leitura na infância e adolescência. São livros criados para divertir, sonhar e enriquecer a linguagem, além de formarem a criticidade do aluno-leitor.

Capa do livro "O Mistério da Fábrica de Livros"

E por falar em leitura, a sugestão é o livro O Mistério da Fábrica de Livros, de Pedro Bandeira. Esta obra traz para o leitor uma narrativa vibrante e delicada que entrelaça dois enredos: a história do amor de uma adolescente e a história da produção de um livro, o único veículo capaz de eternizar todas as histórias de amor.

Postar um comentário

*
*