Dicas de Leitura

Um passeio pelo tabuleiro da baiana e amizades entre gatos e andorinhas

 

Essa semana tem festa em homenagem à baiana do acarajé, por isso, a nossa primeira dica de livro é para vocês saberem um pouco mais sobre o assunto com o livro “O tabuleiro da baiana“, de Sonia Rosa, mais novo lançamento da coleção Lembranças Africanas. A obra traz para o universo infantil a graça e o encanto desse personagem tão típico do cenário brasileiro: a vendedoras de quitutes que ficaram conhecidas em todo o país como “baianas”. As roupas, o tabuleiro e os pratos típicos da culinária baiana são sua “marca registrada”. Novamente, as ilustrações de Rosinha Campos dão vida e cor ao poético texto de Sonia Rosa.

E no embalo da Bahia, que tal um livro do escritor baiano Jorge Amado, “O Gato Malhado e Andorinha Sinhá”, ilustrado por Carybé e Kiko Farkas?  E da amizade de um gato com uma Andorinha chamada Sinhá. Durante esse tempo, até soneto o Gato escreveu. E confessou à Andorinha: “Se eu não fosse um gato, te pediria para casares comigo”. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol.

Por último, indicamos o livro “Eu me Pergunto”, do renomado autor Jostein Gaarder, que fala dos questionamentos de um garoto sobre diversos assuntos como “de onde vem o mundo?”, “será que tudo surgiu do nada?”.  A cada nova paisagem que conhece, relembra histórias de seu passado e descobre novas questões: “os fantasmas existem?”, “o que tenho mais medo de perder?”.  Cheio de indagações, mas sem nenhuma resposta, ele anda sem rumo – e se aproxima cada vez mais de seu próprio entendimento do mundo.

Postar um comentário

*
*