Dicas de Leitura Posts Recentes

Livros pelo caminho

Os livros sempre ligam você a alguma coisa. Aos sentimentos profundos, a risadas gostosas, a um mundo imaginário, que só existe na sua cabeça. Imagine então se a história tem algo a ver com estrada rodoviária e ruas? Com certeza, você vai embarcar nessa aventura e vai descobrir lugares bem interessantes.

É assim em “Uma estrada junto ao Rio”, de Marina Colassanti (Editora FTD).  O livro conta a história de uma estrada menina, coberta de asfalto, que se estendia por um vale. Era uma estrada útil; por ela passavam carros, charretes, bicicletas, pessoas. Mas ela não se sentia feliz. Achava sua vida muito chata. O que ela mais queria era ser livre como o pequeno rio que corria ao seu lado. E não e que ela conseguiu? Ela tanto fez que o seu asfalto se soltou e com o vento, ele era levado. Mas assim, ela ficou ruim para ser usada. O livro conta esse dilema, da estrada que queria ser rio.


Já o livro “Na rua do sabão”, de Manuel Bandeira (Editora Global), publicado na década de 1920, soube bem captar os aspectos mais simples do cotidiano. O leitor vai realmente à Rua do Sabão e revive na memória uma das recordações mais vivas da infância, principalmente na época junina, com a imagem do balão subindo. Tudo isso por conta do verso “Cai cai balão, cai cai balão…” repetido, diversas vezes, no poema.


E, para finalizar, um livro superdivertido de um rato. Um rato que adora ler. O “Rato Rota vai para a rua”, de Rogério Trezza (Brinque Book), mostra que o roedor pode ser um jeito letrado. A casa onde ele mora parece mais uma biblioteca, pois é repleta de livros. É através dos livros que ele explora um universo desconhecido e o melhor, o leitor, vai junto!

Postar um comentário

*
*