Dicas de Leitura

Livros para celebrar e aprender histórias

Esta semana está cheia de comemorações, e dentre elas, uma que rende muitas homenagens: o Dia das Mães no próximo domingo (10/05). Por isso, nossa primeira indicação é um livro que pode ser uma sugestão de presente para a sua mãe, é o livro Coração de mãe, de Isabel Minhós Martins, ilustrado por Bernardo Carvalho. Neste livro, o pequeno leitor poderá encontrar, em formato de histórias, as reações de uma mãe aos atos e descobertas do filho, de acordo com o estado emocional dela em cada circunstância.
coracao_de_mae
Ela fala-nos de um cordão umbilical entre a mãe e os filhos que nunca se corta, apenas estica. Assim se desvendam alguns mistérios das mães. O olhar os filhos com uma centelha nos olhos, o cuidar deles – no fundo tudo o que acontece ao filho – espelha-se no coração da mãe. Afinal no coração de mãe não é só um músculo que bate sem parar. É um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas… rubens_o_semeador
A segunda sugestão de leitura é o livro Rubens, o semeador, de Ruth Rocha. Um dia, Ruth Rocha ouviu Rubens Matuck contar como, ainda na infância, iniciou seu trabalho de plantador de árvores. E achou que outras crianças mereciam conhecer a história do menino, que, ao crescer, se transformou num incansável estudioso e defensor da natureza. Pedimos, então, ao próprio Rubens que ilustrasse o livro com suas aquarelas e, assim, nasceu “Rubens, o semeador”, um livro que é uma declaração de amor às árvores. a_integracao_nacionalPor último, uma sugestão em homenagem ao marechal Rondon, a obra Candido Rondon – A Integraçao Nacional, de Elias dos Santos Bigio. Rondon marechal, intrépido desbravador, sertanista audaz, bandeirante pacífico. Militar positivista, acreditava que o Estado laico tinha o dever de patrocinar um contato pacífico com os povos indígenas e defender suas terras. Rondon foi o principal responsável pela política indigenista da Primeira República, tendo organizado e dirigido várias agências governamentais, em especial o Serviço de Proteção aos Índios, antecessor da atual Fundação Nacional do Índio (Funai). Este livro traz o estudo de Elias Bigio sobre a vida e a obra de Cândido Rondon.

Postar um comentário

*
*