Curiosidades

Mamífero também coloca ovos!

Você pode até ter aprendido que a gestação de mamíferos acontece no útero da mãe. Mas sempre há exceções, não é verdade? Pois existem dois mamíferos que botam ovos. Uma deles é o ornitorrinco e o outro é o equidna. Hoje vamos falar dessas duas espécies, que vivem na Austrália e em Nova Guiné.

Vamos começar falando do ornitorrinco. Ele tem características bem diferentes do que estamos acostumados. Ele é um animal com bico de pato e patas em formato de nadadeiras, bota ovos, apesar de não ser uma ave! Mesmo colocando ovos para ter seus filhotes, ele é considerado mamífero porque tem características comuns a esse grupo de animais, principalmente as glândulas mamárias. Mas o interessante é que o ornitorrinco fêmea não tem as mamas e por isso seus filhotes não podem mamar. Eles lambem o leite que escorre direto das glândulas e fica grudado no pelo da mãe. Assim como as aves, o ornitorrinco também faz ninho para colocar seus ovos.

A equidnas, o outro mamífero ovíparo (que bota ovos), que junto com o ornitorrinco compõe a ordem monotremata, assemelha-se exteriormente a um ouriço, com o corpo coberto de espinhos e pelagem crespa. As fêmeas põem ovos cerca de vinte dias depois da fecundação. Os ovos são incubados numa bolsa situada na zona ventral da fêmea. Após cerca de 10 dias, os ovos chocam e as crias alimentam-se de leite materno, que sugam através de poros.

Postar um comentário

*
*