Curiosidades

Meu cabelo caiu, e agora?

O cabelo caiu! Será que vai nascer e crescer de novo? Se cortar o cabelo ele cresce? Todas essas perguntas já foram motivo de curiosidade de todo mundo um dia, principalmente na nossa infância. Mas quais seriam as respostas? Afinal, o que faz o cabelo cair e crescer de novo ou não?

Antes de mais nada, é preciso saber que o cabelo, assim como os pelos de nosso corpo, que são bem parecidos e possuem a mesma estrutura, nascem, crescem e caem todo os dias. Já experimentou arrancar um fio de cabelo? Se sim, certamente já percebeu que na raiz, tem uma bolinha. Ela se chama folículo piloso.

Na nossa cabeça, no couro cabeludo, existem mais de cinco milhões de folículos pilosos! No início do fio do cabelo, fica a raiz, e é nela que temos células que podem se reproduzir inúmeras vezes ao longo do ano e da vida. Quando elas se multiplicam, empurram o fio para fora, e assim crescem e nascem os cabelos. Se você não tem problemas de perda e queda de cabelo, não se preocupe, no lugar daquele fio que caiu, nascerão muitos outros pra repor.

Ao todo, temos mais de cem mil fios de cabelo em nossa cabeça. Será que dá pra contar? Não, não dá, eles são muito finos e numerosos. E podem crescer cerca de 1,5 centímetros ao mês. Quando o cabelo cai muito pode ser um sinal de algum problema, por isso, é necessário procurar um especialista, um dermatologista pra fazer a investigação.

Enquanto meu cabelo crescia

Aproveitando o tema, sugerimos a leitura divertida do livro “Enquanto meu cabelo crescia“, de Isabel Minhos Martins. Os cabelos não são um assunto fácil. Quem os tem lisos, prefere-os cacheados. Quem os tem escuros, acha os loiros mais bonitos. Quem os tem curtos, espera que cresçam depressa… Mila, a cabeleireira desse livro, compreende tudo isto e é capaz de surpreender os clientes com as transformações mais mirabolantes. Mas há mudanças súbitas que nem todos estamos preparados para aceitar. E, um dia, uma pequena tragédia aconteceu entre as paredes do salão… Um livro sobre penteados, mudanças e preconceitos cortados a tesoura… E também sobre os pequenos (grandes) desgostos que acompanham a infância e ajudam a crescer.

Postar um comentário

*
*