As aulas começam, para a maioria das crianças, na próxima semana. E os pais precisam organizar muitas coisas nesta reta final das férias. Além do material escolar e da compra dos livros, é preciso planejar também o lanche. Este por sinal é um dos itens que não tem como deixar para depois: uma vez que a criança precisa se alimentar bem e de forma saudável todos os dias. Apesar das escolas terem cantina, a melhor opção ainda é levar o lanche de casa. Esta é a forma de assegurar que seu filho irá receber todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento físico e intelectual.
Mas, como montar uma lancheira com alimentos balanceados? O primeiro ponto que deve ser considerado é o horário em que o lanche será consumido: na parte da manhã ou da tarde. Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, então eles não podem faltar. Para aqueles que estudam na parte da manhã, o lanche ideal seria com água de coco, sucos, fruta, barrinha de cereal, cookies, que podem ser integrais, no sabor chocolate ou de frutas vermelhas. O lanche deve ser leve, pois muitas vezes eles acontecem próximos à hora do almoço. Mas um ponto importante: o café da manhã deve ser reforçado, assim a criança não vai precisar comer muito no lanche.
Já para aqueles que estudam à tarde, o espaço entre o lanche e o jantar é maior. Nesse caso é bom incluir as proteínas. Então, a lancheira pode ter: sanduiche com patê da preferência da criança (pode ser de presunto, atum, sardinha) ou com queijo, suco de frutas e uma fatia de bolo, de preferência sem recheio (bolo de cenoura com cobertura de chocolate sempre é uma ótima sugestão). Frutas também são uma ótima opção.
E uma dica para que você não fique se preocupando diariamente com o seu filho deve levar para a escola é fazer um calendário semanal do que ele deve comer e ir às compras com antecedência.




Conscientizando sobre alimentação através da literatura
Hora de se organizar para mais um ano letivo
Cuidado com as doenças de verão
Atenção ao que seu filho leva na mochila
2 Comentários
Mama mia !
🙂