Comemorações

Mulheres que fizeram história na literatura

O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante, não apenas para as mulheres, mas para o mundo. Esta data marca mais de um século de movimentos pela emancipação das mulheres. Foi nesse dia, em 1857, que operárias fizeram marcha em Nova York por redução da jornada e igualdade salarial entre homens e mulheres. Parte dos relatos dá conta de que elas foram trancadas e queimadas após o movimento. Em 1917, na mesma data, trabalhadoras de Petrogrado fizeram greve às vésperas da Revolução Russa. Oito de março, portanto, é um dia que não pode ser passado em branco. 

E para homenagear as mulheres brasileiras, vamos falar um pouco sobre escritoras que fizeram história na nossa literatura. E o melhor, os livros delas, assim como de outras autoras estão com desconto neste mês de março. Comprando à vista você tem 15% de desconto e no cartão, que pode ser parcelado, o desconto é de 10%. As compras devem ser realizadas em nossa loja física ou pelo WhastApp (81 99644.1943). É nossa forma de valorizar e celebrar a luta das mulheres pela igualdade nos mais diversos setores da sociedade. A promoção é válida até o dia 31/03/2021. Então, vamos conhecer as autoras?

A cearense Raquel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. E em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa.

Cecília Meireles, carioca da Tijuca, é uma das grandes escritoras da literatura brasileira. Seus poemas encantam os leitores de todas as idades. No ano de 1939, Cecília publicou o livro Viagem. A beleza das poesias trouxe-lhe um grande reconhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área de literatura. Com este livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras.

Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector, foi uma escritora e jornalista brasileira, nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Em dezembro de 1943, publicou seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem, escrito quando tinha 19 anos. A obra de Clarice ultrapassa qualquer tentativa de classificação. A escritora e filósofa francesa Hélène Cixous vai ao ponto de dizer que há uma literatura brasileira A.C. (Antes da Clarice) e D.C. (Depois da Clarice).

A escritora Ruth Rocha é paulista e começou a escrever em 1967, para a revista Claudia, artigos sobre educação. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, onde teve suas primeiras histórias publicadas a partir de 1969. “Romeu e Julieta”, “Meu Amigo Ventinho”, “Catapimba e Sua Turma”, “O Dono da Bola”, “Teresinha e Gabriela” estão entre seus primeiros textos de ficção. Ainda na Abril, foi editora, redatora e diretora da Divisão de Infanto-Juvenis. Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. As histórias de Ruth Rocha estão espalhadas pelo mundo, traduzidas em mais de 25 idiomas.

E você, quais autoras gosta de ler? Conta para a gente.

4 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294