Curiosidades

O que é a Data Magna de Pernambuco?

Ontem (06/03), quem é de Pernambuco teve um dia folga para curtir a praia, passear no parque ou simplesmente fazer nada e ficar de pernas para o ar. Mas você sabe o motivo desta data ter virado feriado? Foi dia de comemorar a Data Magna de Pernambuco. Sim, tudo bem, mas o que isso significa? É o dia de celebrar a Revolução Pernambucana de 1817.

A Data Magna é um projeto de lei estadual e a data foi estabelecida por iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco através da Lei nº 13.386, no dia 24 de dezembro de 2007. A ideia é que os heróis desta data sejam homenageados e o povo pernambucano possa se orgulhar destes revolucionários. A data foi escolhida por meio de eleição popular, cuja pesquisa ficou disponível na mídia.

Para quem não conhece, a Revolução Pernambucana de 1817 foi liderada por Domingos José Martins junto com Antônio Carlos de Andrada e Silva e de Frei Caneca. A data comemorativa é devido ao feito destes heróis pernambucanos que lutaram contra a opressão da Corte Portuguesa e queriam a proclamação da república, montando um governo provisório para acabar com os impostos e fazer uma constituição para garantir a igualdade dos cidadãos perante a lei, além da liberdade religiosa e de imprensa.

O movimento foi sufocado e a Corte Portuguesa invadiu o Estado, provocando mortes dos líderes da revolução. Mas, apesar de tanta tristeza e sofrimento, assim mesmo, cinco anos depois conquistamos a tão sonhada independência do Brasil. E eis que hoje é dia de celebrar a luta e conquista destes grandes nomes.

Postar um comentário

*
*