Curiosidades

O que é sala de aula invertida?

Se você trabalha na área de educação já deve ter escutado falar da sala de aula invertida. Também conhecida como flipped classroom, ela é considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem. Esse tido de método demanda, para sua implementação, esforço maior do professor, tanto em apresentar a nova metodologia a alunos e pais quanto em preparar o material de estudo dos alunos.

No modelo de sala de aula convencional, a informação e a memorização constituíam o objetivo dos alunos, e o saber estava centrado na figura do professor. Mas com o acesso maior a internet, o perfil dos alunos está mudando e a sociedade exige indivíduos cada vez mais críticos, autônomos e capacitados emocionalmente para a resolução eficiente de problemas nas mais diversas áreas. Hoje é preciso ter pessoas que saibam refletir sobre os conhecimentos em vez de apenas decorá-los.

Graças à era digital, com o auxílio de novas estratégias e tecnologias, o professor compartilha com os estudantes o conteúdo que foi previamente preparado e selecionado. Para isso, pode fazer uso de plataformas de aprendizagem virtual, blogs, redes sociais e recursos de nuvem: Google Drive, Facebook, Dropbox, Twitter, YouTube, SlideShare, entre outros.

O potencial da sala de aula invertida ainda não foi totalmente explorado. O que se sabe é que ela permite ao aluno desenvolver e assimilar o conteúdo no seu próprio ritmo, desde que incentivado pelos encontros com o professor.

O Canal Futura tem um material bem interessante sobre o tema e que vale a pena assistir:

Postar um comentário

*
*