Dicas

Como trabalhar a inclusão na sala de aula?

Trabalhar a inclusão na sala de aula não é uma tarefa fácil. Isso porque a atenção não deve ser dado somente ao aluno que tem alguma limitação, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial. É preciso inserir esse aluno especial em todo um contexto e fazer com que as outras crianças interajam com ele. Para que as atividades na sala de aula caminhem da melhor maneira, seguem algumas dicas.
1 – Professor, conheça, leia e estude sobre a deficiência do seu aluno. Ao fazer isso, a integração na sala de aula será muito melhor.
2 – Em muitos casos, numa sala que se tem uma criança que precisa de atenção especial, existe o segundo professor. Mesmo com esse profissional, é preciso que haja interação direta entre o professor de sala e o portador de deficiência.
3 – Estimule integração com os outros alunos.
4 – Tenha percepção do melhor lugar para este aluno em classe.Mas atenção, é preciso que ele concorde com isto. Nem sempre o aluno gosta de ficar nas primeiras carteiras.
5 – Em casos específicos, interaja com o segundo professor e com os pais para diagnosticar quais as melhores formas de aplicar o conteúdo para este alun).
6 – Trabalhe e crie um ambiente de respeito em sala de aula, apontando que todos são diferentes, mas que boa convivência está exatamente nisto.
7 – Trabalhe todas as capacidades possíveis do aluno com deficiência, mesmo que para isso seja feito, seja necessário algum tipo de adaptação, seja no ambiente ou no planejamento escolar.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5205 ms: Connection timed out