Dicas

Sala de aula: Uso da tecnologia e o engajamento de alunos com deficiência

Sabemos que a tecnologia é uma importante aliada na sala de aula, isso porque ela garante uma autonomia aos alunos. Ela quebra barreiras e personaliza o aprendizado. E quando se fala em ambientes inclusivos, é normal pensar em tecnologias que promovem ou ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Escolas que usam a tecnologia na sala de aula para trabalhar a inclusão conseguem ver uma evolução no aprendizado dos seus alunos. Um exemplo é uma escola de Mogi das Cruzes, em São Paulo. A professora de educação física Maria de Lourdes Pezzuol começou a investir na diversificação de atividades e no uso de tecnologia para incluir alunos com deficiência durante as suas aulas. Para conhecer melhor as atividades práticas esportivas desenvolvidas pela professora você pode acessar o site do Porvir.

Para os professores que buscam mais informações sobre o assunto, outra sugestão de leitura é a monografia: Tecnologia como facilitadora da aprendizagem do aluno com deficiência intelectual, de Valéria Cunha Trindade, da Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho dela teve como objetivo discutir alguns aspectos envolvidos em torno do aluno com deficiência intelectual no ensino regular. O estudo oscila entre as características dos alunos com deficiência intelectual, passando por algumas questões didáticas que emergem da educação especial, as metodologias que são oferecidas na sala de aula regular e como a tecnologia pode contribuir com o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual.

Dica de leitura: Tecnologia e Educação, da editora Wak. Este livro busca refletir sobre o que os adventos da revolução pós-industrial trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, além de alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa.

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