Dicas

Dicas para comprar a lista escolar completa

Já falamos as vantagens de comprar os livros escolares com antecedência, mas hoje vamos listar algumas dicas e cuidados que os pais precisam ter para comprar a lista escolar.

Materiais de uso coletivo – De acordo com a Lei 12.886/2013 não pode ser incluído na lista materiais de uso coletivo, higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia. A escola também não pode exigir que os pais comprem o material no próprio estabelecimento e nem determinar marcas e locais de compra, exceto apostilas.

Taxa de material – É sempre um tema polêmico. A taxa de material é também é considerada abusiva sem a apresentação de uma lista. A escola é obrigada a informar quais itens devem ser adquiridos. A opção entre comprar os produtos solicitados ou pagar pelo pacote oferecido pela instituição de ensino é sempre do consumidor (pais ou responsáveis).

Fique de olho nas embalagens – Materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.

Exija a nota fiscal – A nota fiscal deve ser fornecida pelo vendedor. Ao recebê-la, cheque se os produtos estão devidamente descritos e recuse quando estiverem relacionados apenas os códigos dos itens, o que dificulta a identificação.

Postar um comentário

*
*