Hoje vamos falar sobre as Cruzadas. O assunto é grande, precisa de atenção, mas vamos tentar passar de forma resumida. Mas lembrando que para ter um estudo mais completo, é preciso fazer outras pesquisas, ok? Então vamos lá! O que foram as Cruzadas? Elas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida.
As Cruzadas recebeu esse nome porque os cavaleiros e soldados, que participam dessas expedições, tinham como símbolo uma cruz borada no manto que usavam. Mercadores emergentes viram nas Cruzadas uma oportunidade de ampliar seus negócios, abrindo novos mercados e obtendo lucro ao abastecer os exércitos que atravessavam a Europa a caminho do Oriente.
Outro objetivo das Cruzadas era unificar as forças da cristandade ocidental, divididas por guerras internas, e concentrar suas energias contra um inimigo comum, os chamados “infiéis muçulmanos”. Nesse período de quase dois séculos, oito Cruzadas foram lançadas, embora duas delas jamais tenham chegado a Jerusalém. A Quarta desviou-se do seu objetivo original para atacar os cristãos ortodoxos de Constantinopla – que não reconheciam a autoridade do papa -, saqueando a cidade no ano de 1203. Já a Quinta conseguiu conquistar partes do Egito, mas bateu em retirada sob a pressão do inimigo antes de atingir a Palestina.
Para saber mais sobre o assunto, a nossa dica é assistir o vídeo do canal “Se liga nessa História”, que fala sobre as Cruzadas de uma forma bem descontraída.



Quais as principais religiões do mundo?
Os lugares mais quentes do mundo
Uma data para comemorar a televisão
Leituras e aventuras para presentear o papai