Essa semana temos mais uma dica gramatical. Vamos falar de pronome. Os pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles.
Os pronomes existem para remeter, retomar ou qualificar outras palavras expressas no seu texto. Sem eles, muitas orações e frases ficariam confusas e longas demais. Vamos a um exemplo explicativo?
Vamos supor que você tem uma amiga chamada Maria, e que, neste momento, ele começa a falar de sua mãe:
“Jussara é mãe de Maria. Jussara canta muito bem”.
Ficou meio estranho, não foi? Afinal, quem fala sobre si mesmo na terceira pessoa? Além disso, por que repetir o nome da mãe duas vezes?
Por isso é possível imaginar que, se você realmente tivesse uma amiga de verdade chamada Maria, ela provavelmente falaria a mesma frase da seguinte forma:
“Jussara é minha mãe. Ela canta muito bem”.
Os pronomes que atuam como substantivos (no caso: ‘ela’) são conhecidos como pronomes substantivos, e os que acompanham essa classe (no caso: ‘minha’), qualificando-a ou especificando-a, chamam-se pronomes adjetivos.
No entanto, além dessa classificação principal, existem muitas outras determinações que caracterizam os tipos de pronomes existentes na língua portuguesa. Vamos conhecer cada uma delas?
De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.
Mas como o assunto é bem grande, nós vamos dividir em outro post, ok? No próximo você vai aprender direitinho sobre os seis tipos de pronomes.



Como separar as sílabas?
Origem da língua portuguesa
Como saber se uma palavra é escrita com S ou Z?
O que é substantivo?