Curiosidades

Os maiores arquipélagos do Brasil e do mundo

Já ouviu falar dos arquipélagos? Sabe o que são? Nada mais são do que conjuntos de ilhas, que ficam próximas umas das outras, com semelhanças entre si. Existem vários tipos de arquipélagos, que podem ser classificados de acordo com suas formações geológicas. Eles podem ser continentais, vulcânicos ou coralíneos.

No mundo existem vários arquipélagos importantes e belos. Aqui no Brasil, por exemplo, temos Fernando de Noronha, um conjunto de ilhas dotadas de extrema beleza. E sabe o mais interessante? Um dos maiores conjuntos de ilhas do mundo estão na Amazônia. São ilhas fluviais, situadas no meio do Rio Negro: é o arquipélago de Anavilhanas. São aproximadamente 400 ilhas, que ficam próximas à capital, Manaus. É o segundo maior arquipélago fluvial do mundo.

Ao redor do mundo temos grandes e importantes conjuntos de ilhas. Podemos citar como exemplo, verdadeiros paraísos como a Indonésia, com seis mil ilhas, sendo o maior do mundo. Entre os maiores, estão ainda, o Estado Independente da Papua Nova Guiné, Filipinas, Japão, Islândia, Cuba, e tantos outros.

Postar um comentário

*
*