Curiosidades

Os tipos humanos tradicionais brasileiros

Estudar a geografia humana do Brasil é tão importante quanto a geografia física, econômica ou clássica. São estudos que analisam não só os elementos demográficos, mas também os aspectos econômicos, sociais, culturais, sociais, entre outros. A geografia humana inclui elementos étnicos, culturais e religiosas de um povo, bem como os tipos humanos típicos, que são encontrados pelo Brasil.

Cada região possui um tipo tradicional humano com suas respectivas características que se formaram de acordo com as atividades econômicas e culturais locais. Na região Norte, por exemplo, a principal atividade é a extração da borracha, cujo tipo tradicional humano é o seringueiro, que também está presente na região Centro-Oeste. Por sua vez, no Centro-Oeste, tem também o pantaneiro, do Pantanal, e o boiadeiro. Ambos cuidam do gado.

capa do livro "QUERIA SER ALTA COMO UM TUIUIÚ - A capivara do Pantanal que queria ser um pássaro."

Já que falamos em Pantanal, a nossa dica de leitura é o livro QUERIA SER ALTA COMO UM TUIUIÚ – A capivara do Pantanal que queria ser um pássaro.

Já a região Nordeste, é rica em diversidades humanas. Podemos citar o catador de coco, o jangadeiro, as rendeiras, o vaqueiro, as baianas, o sanfoneiro, etc.. Em diversas regiões há o vendedor de tabuleiro, conhecido como ambulante ou mascate, que vende de tudo um pouco.

capa do livro "A lenda do vaqueiro misterioso"

A lenda do vaqueiro misterioso é a nossa dica de leitura para você conhecer mais sobre a diversidade do Nordeste.

Já no Sul do País, o mais conhecido é o gaúcho, que é o vaqueiro da região dos Pampas, que toma chimarrão e usa uma roupa bem típica. O Sudeste é representado pela figura do caiçara, que são pescadores do litoral paulista e fluminense. Agora que você sabe um pouco sobre alguns tipos humanos típicos de cada região, que tal pesquisar sobre cada um e saber qual deles é o que representa a sua região?

Postar um comentário

*
*