Curiosidades

Por qual motivo a Lua muda de aspecto?

Todo mês tem lua cheia? Tem sim! Mas não somente. Pois, já percebeu que ela muda várias vezes de aspecto? Por qual motivo será que acontece isso? A lua muda de fase, e isso se realiza à medida em que ela se desloca em torno da Terra, ao longo do mês, todo mês, o ano todo.

São quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do sol. Ela vai girando ao redor da Terra, daí o formato de cada fase, que é na verdade o ângulo que vai mudando de acordo com a posição iluminada pelo sol. Ou seja, é a sombra que a lua projeta durante essa transição.

E cada etapa dura sete dias. Tudo isso gera influência nas marés, na pesca, e em alguns fenômenos da natureza. Tem até gente que corta o cabelo de acordo com a fase. E o tempo entre uma fase completa até chegar outra, é de aproximadamente 29 dias e meio. O seu período de translação é o mesmo do de rotação ao redor de seu próprio eixo. Sendo assim, sua rotação tem sincronia com a translação.

Quando a Lua está cheia é porque a face que está virada para a Terra está totalmente sendo iluminada pelo Sol. Na Lua Nova, a parte que está iluminada é a oposta à que observamos na Terra, deixando sua visualização menos nítida. Durante a Crescente, podemos observar apenas uma parte que está iluminada. Por fim, a Minguante, é o lado oposto da crescente e vemos apenas uma face iluminada. Agora que você saber que a Lua muda de fase, que tal começar a prestar atenção e identificar quando é cada fase?

capa do livro "O nascimento da lua"

Como leitura a gente indica o livro O Nascimento da Lua, de Coby Hol. Muito tempo atrás, as noites eram negras e os animais tinham medo da escuridão. Então, três patinhos foram pedir ao Sol que lhes desse uma luz para iluminar a noite. O Sol lhes mandou a Lua, mas logo os patinhos voltaram para pedir uma luz mais forte. Então, o Sol fez a Lua ir crescendo até se tornar redonda e cheia. Mas os patinhos se acostumaram com a luz da Lua e nem se lembravam mais de agradecer ao Sol que, desapontado, deixou a Lua ir minguando até a noite escurecer novamente.

Postar um comentário

*
*