Curiosidades

Por qual motivo os dentes de leite caem?

Todo mundo tem dente de leite quando é criança. E quando vai chegando os seis anos de idade, eles começam a amolecer e cair. Mas por que isso acorre? Acontece que os dentes permanentes, que são os que tem raiz, precisam crescer e empurram o dente de leite “para fora”. A troca de dentes é sinal de que a criança está crescendo.

Os dentes de leite existem para ficar um tempo, protegendo a gengiva e a arcada dentária enquanto os permanentes não chegam. Primeiro caem os da frente – incisivos -, depois o caninos de baixo, em seguida os molares e por fim os caninos superiores. Tudo isso tem uma ordem, uma lógica, exatamente para que os dentes fiquem alinhados e perfeitamente encaixados.

Mas atenção, o dente de leite tem menos minerais, é mais frágil e é alvo de cáries se não houver cuidado, podendo prejudicar e infectar também os dentes permanentes que estão embaixo na raiz. Por isso, é sempre bom escovar bem direitinho todos os dias, três vezes ao dia ou pelo menos após cada refeição. Também é preciso levar as crianças, ainda bebês, ao dentista para fazer revisão e saber se está tudo certinho com os dentes de leite e com os que estão por vir. Caso demore a amolecer, é bom ficar de olho e consultar um odontólogo infantil.

Postar um comentário

*
*