Curiosidades

Por que a chuva cai em gotas?

Você já parou para pensar por que a chuva cai em gotas? Ela poderia cair em jatos, por exemplo. Mas existe uma explicação para isso. Ela cai assim porque é desse modo que a água se forma no interior das nuvens.

É aquela história: com o calor, a água deixa a superfície da Terra e passa a se acumular na atmosfera, em forma de vapor. Na medida que ganha altitude, esse vapor se resfria e condensa, formando gotículas de água com diâmetros da ordem de 1 milésimo de centímetro. Essas gotículas são tão leves que flutuam como poeira – e assim são formadas as nuvens.

Só que no interior de cada nuvem, essas gotinhas começam a se chocar, agregando-se em gotas cada vez maiores. É preciso cerca de um milhão de gotículas dessas para formar uma gota de chuva. À medida que elas aumentam de tamanho, vão ficando mais pesadas e deixam de flutuar – é então que caem, retornando à superfície terrestre em forma de chuva.

Mas quando a temperatura diminui muito no interior da nuvem, a água ali presente também pode se congelar, formando pequenas pedras de gelo: o granizo.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5206 ms: Connection timed out