Curiosidades

Por que o papel fica amarelo?

Você já notou que com o tempo o papel que está guardado fica amarelado? Isso acontece devido a lignina. Você já ouviu falar nessa substância? Ela é uma das estruturas moleculares mais complexa encontradas na natureza – e que, junto com a celulose, formam os dois componentes básicos da madeira, matéria-prima do papel.

A função da lignina é dar rigidez ao tronco das árvores. Outra de suas características é que ela escurece em contato com a luz e o oxigênio. E é justamente por isso que o papel fica amarelo com o passar do tempo. Para contra-atacar esse efeito, mais de 99% da lignina costuma ser retirada com produtos químicos durante a fabricação desse material, tentando deixar apenas a clara celulose.

E é por conta da forma de fabricação que alguns papeis são mais caros e demoram mais a ficar amarelado. Um exemplo é o sulfite, demoram muito mais tempo para amarelar que o papel jornal, por exemplo. O caso do papel jornal, que perde a brancura praticamente de um dia para o outro, é diferente. O papel jornal é o mais baratos de todos os tipos de papel porque é feito por um processo mecânico e não químico, o que deixa intacta a maior parte da lignina.

Postar um comentário

*
*