Atividades

Bora brincar de ser botânico?

Em tempos de tecnologia e internet em excesso na nossa vida cotidiana. estimular a meninada a brincar e explorar a natureza é hoje uma atividade bastante prazerosa. Mas nem sempre é fácil ter acesso a lugares assim. Uma nossa dica é uma brincadeira onde os pequenos podem ser botânicos, onde estimula a criatividade e aguça a curiosidade científica.
Pra começar, a primeira tarefa ideal seria levá-los a conhecer o jardim botânico mais próximo da cidade ou outro tipo de parque que tenha bastante espécie de plantas, flores e árvores. Ou mesmo, algum jardim ou praça mais próxima que seja variada em plantinhas e flores. O ideal é passear por algum lugar que tenha os nomes das espécies. Mas se não tiver, a exploração vai ser uma aventura.
Esta pode ser uma atividade bem sensorial e que vai entreter bastante, onde é possível explorar as cores, as texturas, os cheiros. Mas cuidado onde pega para não acabar sendo uma brincadeira incomoda que vai provocar alergia ou queimadura ao toque em alguma espécie de planta. Por isso, cautela nessa hora. Tenha certeza de que não fará mal.
Eles pode brincar de colecionar as flores e plantas e colar num caderno, colocando os nomes ao lado. Podem reproduzir desenhando e pintando também.
Outra dica esperta é baixar um aplicativo para celular chamado Plantnet. Com ele é possível fotografar e identificar que tipo de espécie é aquela, caso não se conheça. Ele é capaz de reconhecer centenas de flores, plantas e folhas. Tem também o Blippar, o Plant snapp, entre outros.É só testar e explorar!

Postar um comentário

*
*