Curiosidades

Por que os dias da semana têm “feira” no nome?

Com certeza, em algum momento, você já deve ter pensando porque o nome da semana tem a palavra “feira”. O motivo é curioso, até porque o termo “feira” só é usado na língua portuguesa. “Feira” vem de feria, que, em latim, significa “dia de descanso”. O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga – daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar.

Mas se “feira” significa descanso, por que é usado em dias úteis? Também tem explicação para isso. A ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa, período em que todo bom cristão deveria descansar. Aconteceu que o termo terminou sendo adotado para o ano inteiro, mas só pelos portugueses. Nas línguas espanhola, francesas e italiana, os deuses continuam sendo a referência nos dias da semana, as únicas exceções foram sábado e domingo, que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o “Dia do Senhor”.

Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.

Abaixo comparamos os dias da semana entre português e espanhol para você entender melhor, lembrando os dias da semana da Itália e da França tem o mesmo significado da Espanha.

Domingo – Domingo / Dia do Senhor

Segunda-feira – Lunes / Dia da Lua

Terça-feira – Martes / Dia de Marte

Quarta-feira – Miércoles / Dia de Mercúrio

Quinta-feira – Jueves / Dia de Júpiter

Sexta-feira – Viernes / Dia de Vênus

Sábado – Sábado / Dia do shabbat

Postar um comentário

*
*