Curiosidades Dicas

Qual a diferença de rua, avenida e viela?

Qual o seu endereço? Você mora em uma rua, avenida ou quadra, travessa? Como temos que fornecer o nosso endereço diversas vezes ao longo da vida, terminamos nem nos dando conta da diferença desses espaços. Mas que tal circular pelas vias da sua cidade com o seu filho e explicar para ele as diferenças entre elas?

No trajeto, você pode ir explicando as diferenças básicas. Rua, segundo o dicionário Aurélio, é uma “via pública para circulação urbana, total ou parcialmente ladeada de casas”, enquanto avenida é uma “via urbana mais larga do que a rua, em geral com diversas pistas para circulação de veículos”. Viela, de acordo com o dicionário Aulete, é uma “rua estreita ou beco”.  Já travessa, quer dizer “pequena rua transversal”.

Mas se olharmos o desenho da cidade, não é bem assim. Tem avenidas estreitas e ruas largas. E também cada cidade denomina da maneira que quiser, não existe uma regra pré-fixada. O que é uma rua no Recife (PE), pode ser uma avenida em Natal (RN), ou vice-versa.

Pesquisando sobre as denominações dos espaços públicos do Recife, achamos, no site da Prefeitura, a LEI Nº 16.286/97, que define:

CICLOVIA – pista destinada ao tráfego de bicicletas

LOGRADOURO – designação genérica de toda superfície de terreno, destinada ao sistema “viário, à praça, a parque e a equipamentos urbanos e comunitários incorporados ao uso e domínio públicos

VIA ARTERIAL PRINCIPAL – via pública com a função de atender ao tráfego de âmbito regional e metropolitano.

VIA ARTERIAL SECUNDÁRIA – via pública com a função de interligar áreas e bairros da cidade.

VIA COLETORA – via pública com a função de articular Vias Arteriais ou coletar o tráfego de determinada área, canalizando-o para as Vias Arteriais.

VIA DE PEDESTRE – via pública auxiliar, destinada a uso exclusivo de transeuntes.

VIA LOCAL – via pública com a função de articular-se com as Vias Coletoras e dar acesso aos lotes.

VIA LOCAL DE ACESSO – via pública que se articula em apenas uma de suas extremidades com outra via de circulação.

VIA LOCAL DE LIGAÇÃO – via pública que se articula nas suas extremidades com outras vias de circulação de veículos.

Postar um comentário

*
*