Dicas

Vai atravessar a rua? Segure a mão da sua mãe!

Nós já falamos sobre a importância de usar a cadeirinha no carro e também que os pedestres também fazem parte do trânsito. Então, achamos que vale a pena alertar sobre o cuidado de atravessar a rua. O legal é que a ong Criança Segura lançou um projeto bem interessante para evitar esse tipo de acidente: é o Guia Ônibus a Pé.

O Ônibus a Pé, conhecido internacionalmente como Walking Bus, é um sistema que incentiva pais, familiares, responsáveis e voluntários a conduzir as crianças na rua de maneira segura e alternativa. Com a publicação, os interessados poderão aprender como adotar o sistema em suas comunidades: planejamento de trajetos e horários, controle de riscos do percurso, envolvimento das crianças, perfil e treinamentos dos voluntários que vão conduzir o grupo, etc. O Guia Ônibus a Pé está disponível para download gratuito no site da Criança Segura: http://criancasegura.org.br/

Mais sobre o Ônibus a Pé: O sistema nasceu na Inglaterra e já é bem difundido na Nova Zelândia e em países da Europa e América do Norte. As crianças são levadas à escola a pé, em pares, usando roupas com alta visibilidade como coletes refletores. Os monitores voluntários responsáveis pela segurança de todos durante o trajeto compartilham basicamente duas responsabilidades: um que vai à frente do grupo com a função de “motorista” e o outro que segue atrás desempenhando o papel de “monitor”. As crianças são recolhidas nos pontos de parada do Ônibus a Pé de acordo com os horários estabelecidos. Para que este sistema funcione, é de crucial importância o engajamento dos pais que disseminarão a seus filhos a importância do trabalho coletivo.

Postar um comentário

*
*