Curiosidades

Qual a diferença entre polvo e lula?

De uma maneira geral, na nossa cabeça, o polvo e a lula são dois animais marinhos praticamente iguais: uma cabeça e vários tentáculos. Se formos falar muito superficialmente das características deles, podemos dizer que eles são exatamente isso que descrevemos anteriormente. Mas se formos realmente comparar um com o outro, nesse caso existe muita diferença sim.

As diferenças já começam pelo formato do corpo. As lulas são alongadas, em forma de tubo. Já os polvos são mais arredondados. Segunda diferença importante: além dos oito braços, que são comuns a esses dois moluscos, as lulas ainda têm um par de tentáculos e nadadeiras ao longo do corpo – os polvos, não.

O comportamento de polvos e lulas também é distinto: os primeiros vivem se arrastando no fundo do mar, enquanto as lulas nadam bem perto da superfície, onde ficam os pequenos animais e vegetais que lhes servem de alimento.

A última diferença importante é a classificação técnica dos bichos. Os polvos pertencem à ordem Octopoda, dividida em duas subordens: Cirrata, que agrupa os polvos que vivem em águas mais profundas, e Incirrata, formada por animais mais costeiros. As lulas, por sua vez, fazem parte da ordem Teuthoidea, que tem duas grandes subordens, Myopsida e Oegopsida, cuja diferença básica é a existência ou não de uma membrana sobre os olhos.

E não pense que existe apenas uma espécie de lula e uma de polvo. Em todo o mundo, existem dezenas de espécies, que variam muito de tamanho. Os polvos podem medir desde 5 centímetros a quase 6 metros, mas a espécie mais numerosa, batizada de polvo comum, o Octopus vulgaris, tem em média 70 centímetros. As lulas variam de 1,5 centímetro a mais de 10 metros, mas a mais comum, a Loligo plei, também mede cerca de 70 centímetros.

2 Comentários

  1. Carmen Lima
    Postado em 21 de outubro de 2015 às 8:59

    Muito interessante e didática a explicação sobre a diferença entre esses dois moluscos tão parecidos na aparência.
    Gostei de aprendê-las e valorizo todos os ensinamentos que são úteis e publicados na Internet, através do Facebook.
    Grata

    • Bloguito
      Postado em 29 de outubro de 2015 às 19:22

      Oi Carmen, que legal que você gostou do nosso post! Toda semana tem novidades no nosso blog. Fique sempre ligada. 🙂

Postar um comentário

*
*