Curiosidades

Iguana marinha: monstro do fundo do mar

Quando você olha o mar, pensa logo nos peixinhos, crustáceos, algas, baleias e, na sua cabeça, o animal mais assustador é o tubarão. Mas não é bem assim. O oceano nos reserva muitas surpresas. Uma delas vive nas Ilhas Galápagos, no Equador: é a iguana marinha, também conhecida como Iguana Godzilla. Ela ganhou esse nome devido ao seu tamanho e a sua aparência, que se assemelha muito ao monstro japonês.

As iguanas marinhas são vegetarianas e especialistas em mergulho, sendo capazes de descer até nove metros de profundidade. Também é o único lagarto do mundo com hábitos marinhos. Vive em zonas rochosas a beira-mar e alimenta-se de algas, tanto as que estão localizadas na zona de rebentação, como as que se encontram no fundo do mar.

Um fenômeno curioso são as chamadas iguanas híbridas, nascidas do cruzamento de uma iguana marinha macho com uma iguana terrestre fêmea. As iguanas híbridas podem viver tanto na terra quanto no mar. Esta espécie foi um dos animais estudados por Charles Darwin, durante sua visita a Galápagos, em 1835.

Postar um comentário

*
*