Curiosidades

Pesquisas indicam que os dinossauros surgiram no sul da América do Sul

Você já notou que os dinossauros fascinam as crianças (e adultos também). Esse é realmente um tema intrigante. Como surgiram os dinossauros? Porque eles morreram, apesar de serem tão grandes e fortes? Essas perguntas são estudas pela paleontologia, que aos poucos vem desvendando os mistérios.

Os paleontólogos já descobriram que os fósseis de dinossauros mais antigos já identificados no mundo foram encontrados na região central do Rio Grande do Sul, e no noroeste da Argentina, na região da Patagônia. Os esqueletos desses animais datam do período triássico e têm mais de 220 milhões de anos! Essas descobertas levantam a hipótese de que os dinossauros tenham surgido na América do Sul e se espalhado pelo resto do mundo. Vale lembrar que, durante o Triássico, havia apenas uma grande massa continental, a Pangéia, que se concentrava na linha do Equador, com pouca variação de temperatura.

Durante as descobertas pelo menos quatro espécies de dinossauros já foram descritas de fósseis retirados no Rio Grande do Sul. Um das espécies que viveu durante esse período trata-se de um dinossauro pequeno, prossaurópode (um dos primeiros tipos de dinossauros a surgir na Terra), de um metro, com 228 milhões de anos. O animal foi encontrado em Agudo, a 250 quilômetros de Porto Alegre. A descoberta coube ao paleontólogo Jorge Ferigolo, responsável pelo Museu de Ciências Naturais, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.

O primeiro dinossauro encontrado no RS foi um Staurikosauruspricei, coletado na região de Santa Maria, em 1936. A ossada desse animal está no Museu de Zoologia Comparada de Harvard, nos Estado Unidos. Os animais dessa espécie, também do Triássico, não chegavam a dois metros de comprimento e eram carnívoros. Também já foram prospectados fragmentos de cinodontes, parentes distantes dos mamíferos, com dentição evoluída, apresentando caninos, molares e incisivos.

Dinossauros do Triássico também já foram encontrados na Alemanha e na África do Sul. Essas espécies possuíam semelhanças com os achados na América do Sul. Entretanto, os pesquisadores brasileiros são quase unânimes em afirmar que o sul da América do Sul é o berço dos dinossauros.

Para saber mais sobre a vida dos dinossauros na Terra veja o vídeo abaixo:

http://youtu.be/fGj5G21KWFw

Com informações do http://www.portalsaofrancisco.com.br

2 Comentários

  1. Postado em 15 de março de 2014 às 19:46

    Muito legal este site! diversão garantida 😉

    • Bloguito
      Postado em 15 de março de 2014 às 20:04

      Oi Talia, ficamos felizes por você gostar do Bloguito. Venha se divertir com a gente mais vezes. 🙂

Postar um comentário

*
*