Curiosidades

Por que os morcegos dormem de cabeça para baixo?

Você acredita que o morcego dorme de cabeça para baixo porque essa posição facilita a saída na hora do vôo? Essa característica tem a ver com o fato de que eles são os únicos mamíferos que voam.
Várias estruturas desses animais sofreram mudanças durante sua evolução, em um período de cerca de 50 milhões de anos, para que eles adquirissem o hábito de voar. Os morcegos se desprendem do local onde estão, abrem as asas, planam e em seguida, batem as asas.

Mas as coisas não aconteceram de uma forma simples. Para que esses animais pudessem ficar de cabeça para baixo por longos períodos, houve a rotação em 180 graus dos seus membros inferiores: isto é, as plantas dos pés desses animais se voltaram para frente no decorrer de sua evolução. A circulação do sangue também foi modificada. Artérias e veias têm válvulas que, ao serem contraídas, fazem o sangue circular para cima, o que garante que todos os órgãos do corpo recebam oxigênio mesmo quando ele está de cabeça para baixo.

Além disso, os tendões – cordões fibrosos que se ligam aos ossos e músculos e têm a função de flexionar as articulações – permitem que os morcegos prendam-se firmemente pelas garras dos pés a qualquer lugar. Os morcegos podem ser encontrados pendurados de cabeça para baixo até quando estão mortos. E outra curiosidade: é também nessa posição que morcegos têm seus filhotes.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5229 ms: Connection timed out