Curiosidades

Qual a origem da árvore de Natal?

Com certeza a sua árvore de Natal já está armada, bonita e toda iluminada. Mas você já parou para pensar porque decoramos as nossas casas com elas? Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indica a Alemanha como país de origem. Uma das mais populares atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI.

Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

3 Comentários

  1. Postado em 28 de dezembro de 2011 às 5:58

    Não conhecia essa história, muito legal…

  2. elisabete
    Postado em 31 de dezembro de 2011 às 4:50

    É interessante saber de onde ou de quem surgiu a ideia de construir uma árvore dentro de seu lar representando a natureza viva que nos proporciona encantamento. Se observarmos os detalhes veremos que o algodão representava a neve, própria da região europeia. Valeu o conhecimento!

    • Bloguito
      Postado em 2 de janeiro de 2012 às 13:46

      Olá Elisabete, é sempre muito legal descobrir coisas novas, não é verdade? Fique sempre ligada no nosso blog. Vamos trazer muitas curiosidades em 2012!

Postar um comentário

*
*