Comemorações Curiosidades

Qual o primeiro carro do Brasil?

O brasileiro é apaixonado por carro. É tanto que somos o quarto país do mundo que mais vende carros! Mas, quando essa paixão começou? Pesquisando, descobrimos que a era automobilística brasileira nasceu em 25 de novembro de 1891, devido a, nada mais nada menos, que Alberto Santos Dumont. Isso mesmo, o inventor do avião importou o primeiro carro que rodou pelas ruas do país. O carro era um Peugeot, conhecido pelos franceses como voiturette, por ser muito parecida com uma charrete.

Mas quando foi fabricado o primeiro carro brasileiro? Segundo o site Carro Antigo (www.carroantigo.com) em 15 de novembro de 1957, saía às ruas o primeiro automóvel fabricado no Brasil. Era a perua DKW. O design do carro não era lá muito bonito. As linhas traseiras quadradas nada tinham a ver com a frente arredondada. Porém, a perua DKW foi o primeiro carro brasileiro com características de continuidade, isto é, com linha de fabricação industrial. Mas, antes dela, deve-se mencionar o aparecimento da Romi-Isetta, chamado carro-bolha, fabricado pelas Indústrias Romi de Tornos por um breve período.

Apesar dos primeiro carros nacionais terem surgido em 1957, foi só em 1959, que ele se tornou uma realidade para a sociedade, pois foi nessa época que ele começou a ser vendido nas concessionárias.

E no mundo, qual foi o primeiro carro fabricado? O primeiro carro fabricado em série foi o Ford T, que vendeu 15 milhões de unidades entre 1908 e 1927. O responsável por isso foi Henry Ford, que tinha o sonho de democratizar o automóvel. O primeiro Modelo T começou a ser produzido no dia 1º de outubro de 1908. Entre as inovações estavam: o valor acessível, a produção em escala e a oferta de peças para reposição.

6 Comentários

  1. Rayane
    Postado em 8 de maio de 2014 às 17:20

    Gostei!

    • Bloguito
      Postado em 14 de dezembro de 2014 às 21:46

      Nós adoramos saber que você gostou. Fazemos com muito carinho.

  2. eraldo
    Postado em 8 de junho de 2015 às 0:16

    E a romi-isetta?

    • Bloguito
      Postado em 20 de julho de 2015 às 13:57

      Oi Eraldo, obrigado pela dica. Não conhecíamos. No próximo post sobre carros brasileiros vamos citar o Romi-Isetta. 🙂

  3. Frederico José do Na
    Postado em 12 de novembro de 2017 às 22:32

    AFINAL.
    Qual o primeiro JIPE BRASILEIRO?
    Até agora só suposições e nada!
    Sempre soube que ara o JIPE Candago…
    O da WILLYS era USA…Após o início dos anos 60 que começou a usar algumas peças nacionais.

    • Bloguito
      Postado em 11 de janeiro de 2018 às 14:08

      Frederico, vamos pesquisar mais sobre o tema. Em breve podemos ter uma postagem sobre o assunto. 😀

Postar um comentário

*
*

Pin It on Pinterest