Curiosidades

Quando surgiu a música de carnaval?

É frevo, samba, afoxé, axé, maracatu. Parece que não tem fim o número de ritmos que invadem o nosso carnaval. Mas como é que a música se tornou carnavalesca? No século XIX havia carnaval, mas a música dançada nos bailes carnavalescos eram polcas, maxixes. Não havia letra a ser cantada. O carnaval de rua era animado por instrumentos de percussão e algumas músicas que não ultrapassavam os limites dos cordões e ranchos onde eram cantados, isto é, poucas pessoas conheciam.

Foi Chiquinha Gonzaga quem compôs, sob encomenda dos dirigentes do cordão Rosa de Ouro, em 1899, uma música especificamente para o fim carnavalesco. Foi então que surgiu a primeira e a mais antiga marcha-rancho do carnaval brasileiro: “Ó abre alas”.

Mas mesmo com o sucesso, a marcha “Ó abre alas” não foi suficiente para se dar início à produção anual de canções carnavalescas, destinadas justamente para esse fim. O que acontecia era que, as músicas que se destacavam durante o ano eram tocadas no carnaval. Foi o que aconteceu em 1904: a música “Rato, rato”, inspirada na cantilena dos compradores do roedor durante a campanha de combate à proliferação dos ratos no Rio, foi cantada pelos foliões em ritmo de polca.

A música carnavalesca brasileira de fato veio aparecer em novembro de 1916, quando o cantor Baiano lançou a música “Pelo telefone”, primeiro samba gravado em disco. Essa música foi completamente absorvida pelo público e, em 1917, foi uma das musicas mais tocadas nos bailes de carnaval.

Os anos 30, 40 e 50 foram marcados pela melhor fase da música carnavalesca, com a composição de marchas como “Dá nela”, de Ari Barroso e “Taí”, de Joubert de Carvalho e o samba “Na Pavuna”, de Almirante. Muitas dessas músicas foram imortalizadas, como “Mamãe eu quero”, de Vicente Paiva e Jararaca, “O teu cabelo não nega”, de Lamartine Babo e Irmão Valença, “Jardineira”, de Benedito Lacerda e Humberto Porto, dentre tantos outros sucessos.

O ano de 1971 entrou para a história do carnaval quando a Escola de Samba Acadêmicos da Salgueiro apresentou o samba-enredo que foi um grande sucesso no carnaval: “Festa para um rei negro”, conhecido também como “Pega no ganzê” (Zuzuca).

A partir do final do século XX e início do século atual, Salvador e Recife vêm substituindo o Rio de Janeiro no lançamento das principais canções carnavalescas do país. Recife permanece fiel ao frevo. Salvador vai de axé com os seus trios elétricos.

2 Comentários

  1. Maria do Socorro Coê
    Postado em 5 de fevereiro de 2016 às 12:54

    Gostaria que nos próximos comentários sobre o carnaval, também falassem sobre o carnaval do resto do Nordeste, como por exemplo no Maranhão, tem as brincadeiras tradicionais dos fofões, blocos de rua, blocos de tribos, blocos afro- brasileiros( Akomambu, GEDAM, Casinha da Roça, entre outros)

    • Bloguito
      Postado em 2 de março de 2016 às 17:10

      Maria do Socorro, obrigado pelas sugestões! Vamos anotar e tenha certeza que iremos fazer. 🙂

Postar um comentário

*
*