Atividades

Que tal uma horta em casa?

Você já pensou em fazer um jardim comestível em casa? Não!? Pois essa atividade pode ser muito boa para fazer junto com seu filho. Na brincadeira ele vai aprender um pouco mais sobre as verduras, frutas e hortaliças e até, quem sabe, estimular o consumo delas. O legal é que não precisa de um espaço grande, nem ser expert em plantações. Um jarro ou vários jarrinhos já resolvem tudo. Então vamos por a mão na massa, ou melhor, na terra?

Que tal começar com hortaliças? O passo a passo para se cultivar é muito simples. Atenção para as dicas:

Passo 1: Encha um terço do vaso ou jardineira com pedrinhas para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos para drenagem no fundo.
Passo 2: Coloque no vaso a seguinte mistura: 2 partes de terra comum, 1 parte de composto orgânico e 1 parte de húmus, enchendo quase até a borda do vaso.
Passo 3: Espalhe um pouco de areia.

Como plantar: Para mudas de temperos (salsa, cebolinha, manjerona), posicioná-las de maneira intercalada, em forma de triângulo. Para hortaliças é possível usar mudas também ou plantar a partir de sementes, neste caso, siga as instruções da embalagem. Quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar o crescimento vertical, especialmente no caso dos tomates.

O composto orgânico deve ser feito com esterco curtido de animais (para evitar cheiro e insetos) e restos de vegetais (cascas de legumes e frutas, pequenos galhos, folhas ou grama cortada). Se não tiver como fazer o composto em casa, é possível adquirir pronto, em lojas de produtos agropecuários.

Atenção: Deve-se usar sempre composto orgânico e húmus na aducação da horta. No caso de ataque de pragas, usar apenas receitas naturais para combatê-las.

Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br

Postar um comentário

*
*