Dicas

Quebra-cabeça: diversão e desenvolvimento intelectual

São inúmeras as atividades que se pode fazer em casa com as crianças nas férias. E com certeza você já deve ter realizado várias neste mês, como contação de história, tarde de pintura, brincadeira de teatrinho. Mas as crianças têm um pique que não tem fim e quanto mais opções de diversão melhor. E foi pensando nisso que trazemos hoje mais uma dica. O mês de julho é sempre chuvoso e realizar uma brincadeira dentro de casa é a melhor opção. Então, que tal afastar um pouco os brinquedos, deixar um espaço aberto, e montar um quebra-cabeça?

E o melhor de tudo é que o quebra-cabeça, além de ser uma boa diversão, é ótimo para o desenvolvimento da criança. O jogo funciona como fonte de informação e enriquecimento para os cérebros. E é na infância que ele cumpre seu papel de maneira mais eficaz.  Você sabia que existe uma relação entre leitura e quebra-cabeça? Pois é! Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura.

Ao comprar um quebra-cabeça para seu filho obseve os seguintes pontos:

Idade: Certifique-se de que esteja adquirindo um tipo adequado de quebra-cabeça para a idade de seu filho. Quebra-cabeças com peças maiores são ideais para crianças menores, que ainda estão em processo de desenvolvimento da coordenação motora. Quebra-cabeças de alfabeto e palavras são excelentes auxiliares para crianças que estejam passando pelo processo de alfabetização. Já para as crianças mais velhas são indicados quebra-cabeças com mais peças, variando entre 50 e 200 unidades;

Material: Você pode escolher entre quebra-cabeças fabricados com madeira, papelão, plástico, espuma, etc. Vai depender bastante do seu objetivo;

Tipos de quebra-cabeça: cartão com palavras, peças grandes, enigmas texturizados, com som, em camadas. Escolha o mais adequado ao desenvolvimento e ao momento em que seu filho esteja vivendo.

Você também pode fazer o seu próprio quebra-cabeça. Pegue as dicas no vídeo abaixo:

Postar um comentário

*
*