Comemorações

Quais os países que celebram o carnaval?

O carnaval é uma das festas mais tradicionais do Brasil e as comemorações que acontecem por aqui nessa época do ano são referências no mundo inteiro. Mas esta festa não é exclusiva dos brasileiros. Outros países ao redor do mundo também caem na folia. Vamos conhecer como é cada festa?

O México também festeja o carnaval. E a folia na cidade de Mazatlan é semelhante à brasileira. As pessoas colocam fantasias variadas, os foliões fazem paródias de pessoas famosas e muitos se vestem com roupas do sexo oposto. A grande diferença em relação ao Brasil são as músicas, que são canções locais, também são envolventes e dançantes.

Em Aruba também é possível cair na folia. Lá são 30 eventos durante o mês de fevereiro envolvendo a data. Um dos destaques da região é o Aruba’s Grand Lighting Parade , um desfile noturno no qual as pessoas usam roupas brilhantes para iluminar a cidade.

Já no Equador, a tradição no país é uma herança indígena . Durante as comemorações é comum jogar farinha, flores e água perfumada nos foliões. Os carros alegóricos também estão presentes nas festas, mas um costume curioso é que as pessoas cortejam as outras entregando flores ou frutas.

Se você pensava que carnaval só combina com sol e calor, pode mudar os seus conceitos. No Canadá, mas precisamente em Quebec, a festa é abaixo de zero. O frio não é problema, e as pessoas aproveitam a data ao máximo. Uma das brincadeiras tradicionais é mergulhar na neve usando apenas roupas de banho. Também há shows, desfiles, competições esportivas e queima de fogos.

Veneza tem um carnaval já bem conhecido. As comemorações são tão antigas quanto as que acontecem no Brasil. As pessoas costumam usar máscaras e fantasias tradicionais e o Brasil herdou uma tradição de lá, a do Rei Momo.

Ainda na Europa, a Suíça também tem seus festejos. A comemoração acontece na cidade de Basileia e é considerada a maior festa protestante do mundo. Tudo começa com o ritual “Morgestraich”, às 4h da manhã da segunda-feira que antecede a Quarta-Feira de Cinzas. Nessa ocasião, as luzes da cidade são apagadas e a população acende lanternas e caminham pelas ruas usando máscaras. O som é composto por flautas e tambores.

Na Colômbia, as festas misturam tradições da cultura local e existem há mais de 200 anos. As comemorações carnavalescas acontecem em Barralnquilla e a festa foi declarada pela Unesco como uma Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade. Carros alegóricos, fantasias e muita dança caracterizam essa celebração que mistura antigas culturas locais, composta por indígenas, escravos e católicos europeus.

Por fim, temos o carnaval da República Dominicana. Ele é composto por tradições, simbologias e riquezas culturais do país. As pessoas vão às ruas fantasiadas e com os rostos pintados. Em La Vega , acontecem as principais comemorações e é de lá foi originado o principal personagem carnavalesco do país, o Demônio Cojuelos de La Veja.

Postar um comentário

*
*