Comemorações Curiosidades

Carnaval, a coroação e a alegria de Momo

O Carnaval está chegando. E com ele vários personagens. Um dele é o Rei Momo, aquele rechonchudo que sempre representa um rei na época da festa.  Mas de onde vem essa história, quem é o Rei Momo, afinal?

Tudo leva a crer que é um personagem da mitologia clássica e sua origem vem do tempo da Roma Antiga. E o fato de ser gordinho significa muita fartura durante as festas.

Ele é muito engraçado e tira onda com todo mundo.  Naquele tempo ele tinha todas as regalias e comida à vontade. Simbolicamente, todo ano o Momo recebe a chave da cidade, pois é ele quem a governa durante o Carnaval.

Em algumas cidades do Brasil há sempre concurso para eleger o Rei Momo. E ganha aquele que é mais simpático e esbanja bastante alegria, além disso tem que pesar pelo menos 120 quilos.

No entanto, ultimamente, esta exigência vem sendo questionada, visto que na nossa cultura, nos dias de hoje, a obesidade é um sério problema de saúde. Já teve até Rei Momo, cujo candidato era magro. Mas em muitos lugares a tradição é mantida e seu reinado continua trazendo muita alegria. E na sua cidade, já foi eleito o Rei Momo?

Postar um comentário

*
*