Comemorações

Quarta-feira de cinzas: será que ela é mesmo ingrata?

É de fazer chorar, quando o dia amanhece e obriga o frevo acabar. Ôh quarta-feira ingrata chega tão depressa só pra contrariar. Com certeza muitas pessoas cantaram isso ao acabar o Carnaval. Mas a Quarta-feira de Cinzas, apensar de não ser muito querida pelo folião, é uma data importante e marca o início da Quaresma no calendário cristão, isto é, daqui a 40 dias teremos a Páscoa.

Mas porque Quarta-feira de Cinzas? É fácil explicar. Se o carnaval marca o chamado “adeus à carne”, as cinzas da quarta-feira representam, de acordo com a liturgia católica, a conversão para uma nova vida, uma espécie de renascimento.

Cinzas – A crença de que o fogo purifica e de que a vida renasce das cinzas é bem mais antiga do que as versões teológicas. Ela vem de relatos mitológicos. Na Grécia antiga, esse processo de purificação era representado na história da Fênix, um pássaro que, quando morria, entrava em autocombustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas.

Antes, para os egípcios, outra ave, Bennu, cujo ciclo de vida terminava sobre a pira do deus Rá (Deus do Sol), deixava-se consumir pelas chamas, renascendo das cinzas. Na antiga tradição do Oriente Médio, cinzas são jogadas sobre a cabeça das pessoas como símbolo de arrependimento perante Deus. Em todos esses casos, há um significado único: a esperança de que o fim não existe e de que sempre haverá um algo novo.

Será que por isso as pessoas gostam de dizer que o ano só começa depois do carnaval?

Postar um comentário

*
*