Curiosidades

Quem plantou a floresta?

Quando vemos árvores ou qualquer tipo de planta em jardins ou parques, já ficamos imaginando quem foi que plantou tudo aquilo. Mas quando o assunto é floresta, que tem uma diversidade de árvores, flores e plantas? Se a gente parar para pensar é algo meio sem explicação.

Pois bem, as florestas surgiram há cerca de 300 milhões de anos!! Elas estão por aqui desde a evolução das células que deram origem à vida no planeta. As primeiras eram formadas pelas tataravós das samambaias – com até 40 metros de altura!

Mas quem plantou? A resposta é ninguém! A reprodução aconteceu por meio de esporos, células que germinam, dando origem a uma planta. Conforme os esporos eram carregados pelo vento, as florestas foram se espalhando e as plantas evoluindo, até a diversidade atual. Nada como a força da natureza!

E já que estamos falando de floresta, a nossa dica de leitura é o livro Mistérios na Floresta Amazônica. No livro, Tino (um esquilo) e Calú (um sagui-imperador) são surpreendidos por algo nada agradável: uma montanha de cocô está bloqueando a saída da toca em que eles moram. Suspeitando ser uma estratégia de ataque de algum predador, os dois amigos saem pela Floresta Amazônica para investigar quem teria feito aquilo. Durante a expedição, Tino e Calú vão enfrentar muitos perigos e contarão com a ajuda de vários animais. Em meio a tantas aventuras, eles irão conhecer melhor a riqueza e a biodiversidade da maior floresta do planeta. “Mistério na Floresta Amazônica” conta com um glossário ao final da história, explicando ao pequeno leitor a fauna e a flora que são citadas no livro.

Postar um comentário

*
*