Curiosidades Dicas

Rádio: muito mais que uma simples transmissão de voz

No dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio. E nós, do Bloguito, não poderíamos deixar passar essa data. Muitos acharam que o rádio fosse acabar quando a televisão foi criada. Mas isso não aconteceu, muito pelo contrário. O rádio é um dos meios de comunicação mais democráticos do mundo e tem um público super variado (e fiel), desde quem só quer escutar notícias, passando por quem gosta de escutar programas religiosos, futebol, e até os que só querem é ouvir muita música.

E nesta data tão especial, que tal conhecer a evolução do rádio? O criador do rádio foi o italiano Guglielmo Marconi. Foi em 1895, que esse físico e inventor, desenvolveu a tecnologia de transmissão de voz sem fios. Para fundamentar sua pesquisa, ele utilizou basicamente os estudos sobre ondas electromagnéticas que poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell.

No Brasil a primeira transmissão de rádio ocorreu em 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência do Brasil e o então presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro fez um discurso que foi transmitido pelo equipamento que foi instalado no alto do Corcovado.

No ano seguinte, em 1923, Roquette Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro que representou a primeira emissora regular do Brasil. A programação foi sendo modificada, mas sempre esteve ligada à cultura, a música e as artes, mas naquela época, eram raras as pessoas que possuíam aparelhos receptores.

Hoje dia, com a evolução da tecnologia, o rádio não perdeu público, mas com a evolução surgiu a web rádio, que é o serviço de transmissão de áudio via internet com a tecnologia própria, gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet.

Postar um comentário

*
*