Dicas

Seu filho tem dislexia?

No próximo dia 10 é o Dia Mundial da Dislexia. Você sabe o que é dislexia? Este é um tema importante que precisa ser compreendido por pais e educadores, afinal a dislexia pode atrapalhar o desenvolvimento de crianças na escola e na vida. Trata-se de um distúrbio genético, que faz com que os indivíduos tenham dificuldade de aprendizado, bem como, a realização da leitura e da escrita. Não se sabe ao certo, mas o cérebro tem dificuldades para encadear as letras e formar as palavras, sem relacionar os sons às sílabas formadas. Com isso, a criança ou adulto troca a ordem das letras ao ler e escrever.

Há quem acredite que pode interferir no quociente de inteligência, mas não tem a ver. Apesar deles trocarem as letras, podem ser muito bons com números. Uns falam mais, outros menos. Alguns são desorganizados, outros bastante metódicos. A dislexia acomete mais as pessoas do sexo masculino, sendo uma relação de três meninos para cada menina.

E como saber se a criança tem dislexia? Elas podem ser dispersas e ter baixo desenvolvimento da atenção, ter atraso na fala e linguagem, dificuldade na coordenação motora e na identificação entre direita e esquerda, confusão para montar quebra-cabeças, dificuldade na leitura e escrita, entre outros. O tratamento, geralmente, é feito junto a psicólogos e fonoaudiólogos, o que pode minimizar os efeitos ainda na infância. Fique atento aos sinais e procure um especialista para ajudar seu filho logo cedo.

capa do livro Dislexia novos temas novas perspectivas 2

Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura do livro Dislexia: novos temas, novas perspectivas – volume 2, organizado por L.M.Alves, R.Mousinho e S.Capellini. A publicação apresenta os temas discutidos no “IV Congresso Internacional de Dislexia – CID 2013 e IV Encontro Multidisciplinar de Transtornos de Aprendizagem e Transtornos da Atenção”, realizado na cidade de Marília – SP. Reúne contribuições de pesquisadores renomados no Brasil e no mundo, com ampla produção científica na área e ricas experiências práticas clínicas e educacionais. O tema dislexia é abordado desde sua detecção precoce até aspectos legais, avaliação, intervenção e reflexões educacionais. Também, outros problemas relacionados à aprendizagem, como o TDA/H, são abordados nesta obra que se destina aos profissionais da área de saúde e educação, além de demais interessados em estudar a aprendizagem humana e seus transtornos.

Postar um comentário

*
*