Curiosidades

Significado de Imigração e Emigração

As duas palavras são parecidas, tem significados semelhantes, mas são duas coisas diferentes. Hoje vamos descobrir as diferenças entre imigração e emigração. Primeiro é bom deixar claro que a imigração e a emigração são fenômenos espontâneos relacionados com o ato de estabelecer nova residência em um país ou região diferente do local de origem. Então, qual a diferença entre eles?

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Por exemplo, você sai do Brasil e vai morar na Itália. Você é um emigrante.

Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe. Ou seja, é a entrada de quem vem do exterior para fins de trabalho e/ou residência, passando a ser denominado por imigrante. Exemplo: Ao chegar na Itália, os italianos vão chamar você de imigrante.

E como é a emigração e Imigração no Brasil? O fenômeno migratório esteve sempre presente na vida humana, marcando períodos importantes na história de muitas nações. No Brasil, o século XIX e início do século XX foram particularmente importantes na caracterização do Brasil como país de acolhimento com a chegada de imigrantes europeus (portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e de imigrantes japoneses para trabalharem na agricultura.

Em finais do século XX houve uma inversão dos fluxos de migração, predominando a emigração de brasileiros com destino aos Estados Unidos, Japão e Europa.

1 comentário


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294