A alimentação saudável é um hábito que deve ser cultivado desde a infância. E a melhor maneira de fazer isso é levar a garotada para a cozinha desde cedo, mostrando que fazer comida gostosa e saudável pode ser divertido.
E como frutas são mais fáceis de serem introduzidas no paladar infantil, que tal começar ensinando-lhes a fazer uma salada de frutas?
No verão ou inverno, as frutas permitem combinações gostosas e podem ser servidas no café da manhã, no lanche, na sobremesa do almoço ou jantar. Seu consumo diário traz diversos benefícios à saúde, além de serem menos calóricas que outros alimentos como doces, biscoitos ou frituras.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendado é que sejam consumidas cerca de 400 gramas de frutas e verduras por dia, o que se aproxima de três porções de frutas e três de verduras e legumes, em média. Mas é bom prestar atenção em algumas como abacate e manga. O consumo dessas frutas não pode ser excessivo, já que elas são mais calóricas.
As frutas têm vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos indispensáveis para a saúde do corpo e para o bom funcionamento do aparelho digestivo. Sem falar que dá saciedade naquela vontade que toda criança tem de comer doces.
Para começar, o ideal é que a salada fique bem colorida e diversificada, com nutrientes diferentes. Vale lembrar que, ao usar maçã, pêra e banana é bom pingar umas gotas de suco de limão para que não fiquem escuras e oxidadas. Além delas, pode-se cortar em pedaços morango, laranja mimo, mamão, melão, kiwi, goiaba, uva, abacaxi e o que mais tiver na geladeira.
Mas é bom ficar de olho nos detalhes e evitar caldas, sorvetes, creme de leite, leite condensado, que são muito calóricos e não estimulam o hábito saudável.
Uma boa dica é escolher acompanhamentos saudáveis como o próprio suco da fruta, mel de abelha, frutas secas, essência de baunilha, linhaça, iogurte, aveia, granola e até mesmo pedaços de gelatina, que além de turbinarem a salada, deixam-na mais nutritiva.
É mais gostoso se servir em temperatura quase ambiente e não muito gelada, realçar os sabores.
Anote aí a nossa dica de receita:
10 morangos cortados em 4 partes
10 uvas verdes ou roxas cortadas ao meio
Meio melão cortado em cubinhos
Meio mamão cortado em pedaços
3 laranjas mimo picadas e sem caroço
3 bananas picadas
3 maçãs
2 peras
Meio abacaxi cortadinho em pedacinhos
Duas goiabas em quadradinhos
2 kiwis cortados em pedaços ou em fatias fininhas para enfeitar por cima ou nas laterais do pote de salada.
Para acompanhar:
1 pote de iogurte natural, de preferência desnatado
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de aveia
Frutas secas (passas, damasco)
Duas xícaras de gelatina pronta cortada em pedacinhos.
Modo de preparo:
Coloque todas as frutas num recipiente. Junte o iogurte com mel e jogue por cima. Depois misture os demais ingredientes. Pronto, a salada já pode ser servida!




Receita fácil de sorvete. Ótima dica para refrescar no verão
Como fazer uma guirlanda de jujuba
Como proteger seu filho da gripe
Receita de cookies de banana com coco com a Chefe da Papinha
2 Comentários
ameii muito bom vai ser a sobremesa do meu filho amei o blog Parabéns!
Que bom que você gostou da receita. E aí, o seu filho gostou da sobremesa? 🙂