Curiosidades

Tem deserto frio?


Quando pensamos em deserto, a primeira imagem que vem à nossa cabeça é o Saara, um dos maiores desertos de todos. E uma das coisas que mais chamam a nossa atenção é a sua temperatura. Também, não é para menos. Ela pode chegar a mais de 50 graus ao meio-dia. As temperaturas elevadas se devem à sua extrema aridez. Mas uma curiosidade é que não existem apenas desertos quentes. Existem os frios.

Os desertos frios têm uma temperatura média anual inferior a 18°C. Eles são resultados dos mesmos fatores que originam os desertos quentes, isto é, são regiões muito áridas. Mas como eles são frios? O que determina isso é a localização. Os desertos frios estão em regiões de média latitude, ou seja, estão localizados próximos a cordilheiras ou no interior do continente (distante dos oceanos). O deserto de Atacama, no Chile, por exemplo, é recordista mundial em aridez. Durante 45 anos, entre 1919 e 1964, não recebeu uma gota de chuva. Mas, apesar de ser tão árido e seco, tem regiões lá que são cobertas de neve o ano todo. No inverno, todo deserto fica coberto pela neve, que chega a 18 cm e temperatura abaixo de zero.

Curiosidade

Já nevou no Saara. Isto mesmo. E nem faz tanto tempo assim. Foi em 18 de fevereiro de 1979. O fenômeno só aconteceu uma única vez (pelo menos só foi registrado desta vez) e foi uma nevasca bem no coração do deserto, no sul da Argélia Existem poucos relatos científicos sobre o fato, até porque a neve derreteu muito rápido. O mais provável é que a nevasca tenha acontecido durante a noite, quando a temperatura no deserto pode cair abaixo de 0°C. A tempestade de neve durou apenas meia hora. Os cientistas arriscam que a principal explicação para a nevasca no Saara é a baixíssima umidade do local. Isso ocorre porque as montanhas do Atlas, ao norte do Saara, “emparedam” o deserto, impedindo a entrada de ar úmido. Passam apenas algumas massas de ar seco, que em condições raras, podem fazer chover – ou, em condições ainda mais raras, fazer nevar.

Postar um comentário

*
*