Curiosidades Dicas

Um Natal na neve

Olá, amigos do Bloguito!

No primeiro dia, ela caiu fininha e o sol logo a derreteu. As crianças ensaiaram seus passeios em pequenos trenós, sem muito sucesso. Agora, ela não mais se acanha: metade de dezembro e a neve já desfila no céu do Canadá. Branquinha, ela traduz o desejo de todo adulto de voltar a ser criança, quando reluz nos postes da cidade transformando em magia o nosso cenário natalino. E para as crianças… sem palavras!

Natal no Canadá

No Canadá, Natal é Natal. O que mais ocupa as pessoas nessa época é viver o espírito natalino em sua essência plena. As casas já estão devidamente cheias de luzes e adornos. As crianças contam quantos dias faltam para a grande festa, com calendários diversos comprados em praticamente todas as lojas de departamento e decoração. Ensaiei uma nova tradição com minha família: o meu filho, que é apaixonado por Caillou (desenho animado), resolveu me pedir uma festa tradicionalíssima de Natal – igual a da família de Caillou, é claro! Então, comprei um desses calendários. Vocês não imaginam a surpresa: cada janelinha, com as datas, tinha um chocolate. Resultado: ele comeu todos!!! Acabou-se tradição.

Eventos de natal

Os eventos aqui são muitos. Concertos, queima de fogos, chegada do Papai Noel em um grande desfile com elfos, gnomos e renas. As crianças também podem ter contato com as renas de verdade, alimentá-las, tocá-las e dar asas à imaginação pensando naquelas criaturinhas voando com pozinho mágico.

Inverno no Canadá

Essa é a parte mais linda e também a mais difícil: o inverno. Para os Canadenses, Natal sem neve não tem graça. Parece que pra mim também foi um pouco assim: mal cheguei por aqui, já queria vê-la. E quando ela chegou de verdade, vocês não imaginam a minha alegria… Corri, enterrei o pé, pulei, fiz anjinho da neve, além de um grande boneco de neve, que meu filho apelidou de “pamonha”. Será que é nordestino?

Amigos, neve tem gosto de infância. A branquinha parece uma “tapioca peneirada” quando cai fininha. Lembrei muito de “Estela, rainha da neve”, de Marie-Louise Gay, editado pela Brinque-Book. O livro traduz exatamente o sentido do inverno. Quantos flocos de neve tem uma bola de neve? Que gosto tem a branquinha? Onde o boneco de neve dorme? Uma boa dica de livro para entender melhor o inverno.

Bom amigos, estou muito feliz aqui. Aguardem as novidades, que serão muitas.

Desejo a todos vocês um Natal maravilhoso, com gostinho de neve, igualzinho ao meu!

Um grande abraço,

Cris Quintas

www.cristianequintas.com

Postar um comentário

*
*