Curiosidades

Como surgiu a tradição do Papai Noel

layout_facebook_141202_2

Dezembro é o mês de Natal. E um dos personagens que faz muito sucesso é o Papai Noel. Mas como será que tudo surgiu? O Papai Noel faz parte das festas Natalinas há muito tempo, isso porque o personagem ganhou vida através dos atos de São Nicolau.

Nicolau foi um arcebispo que costumava ajudar os pobres e necessitados de sua cidade, colocando moedas de ouro nas chaminés das casas durante toda época de Natal. Anos depois, muitos milagres foram atribuídos ao arcebispo Nicolau, fazendo com que ele virasse um santo, o São Nicolau. A partir desse momento, o dia 6 dezembro passou a ser celebrado como o dia de São Nicolau.

Nesta data, as crianças aguardavam ansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velho que usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então que a ideia do “bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos. E foi na Alemanha que sua imagem se tornou um símbolo Natalino e se espalhou para o mundo todo, e é por isso que o dia do Papai Noel é comemorado nessa data!

No fim do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast teve a ideia de incorporar novos elementos à imagem do bom velhinho. Para tanto, publicou na revista norte-americana “Harper’s Weekly” o desenho de um Papai Noel que, para os dias atuais, mais se assemelhava a um gnomo da floresta.

Com o passar dos outros natais, ele foi melhorando seu projeto original até que o velhinho ganhou uma barriga protuberante, boa estatura e abundante barba branca. Ele entrou em nossa cultura, da forma em que nós conhecemos, em 1931 quando uma empresa de refrigerantes resolveu vesti-lo de vermelho e com a popularização das campanhas publicitárias o bom velhinho gorducho, de roupas vermelhas e barba branca virou padrão.

Fonte: História do Mundo e Smartkids

Postar um comentário

*
*